Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy

From AcaWiki
Jump to: navigation, search

Citation: David Wiley (2000) Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. The Instructional Use of Learning Objects (RSS)
Internet Archive Scholar (search for fulltext): Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy
Download: http://www.reusability.org/read/
Tagged: Education (RSS) objetos de aprendizagem (RSS), OdA (RSS), metadados (RSS)

Summary

O autor discorre em seu texto sobre as várias definições de Objeto de Aprendizagem e suas diferenças, argumentando que o fato de as pessoas trabalharem com distintas significações do termo acaba criando problemas para o entendimento de toda a complexidade do assunto. Para o autor, sua primeira definição de objeto de aprendizagem é: “qualquer recurso que possa ser usado para auxiliar a aprendizagem” (tradução livre). Assim, o autor busca com este trabalho oferecer definições exatas e concretas para os 5 diferentes tipos de OdA (a saber: fundamentais; combinados-fechados; combinados-abertos; apresentações generativas; instrucionais generativos), justificando ao longo do texto a necessidade do desenvolvimento de tal taxonomia. Comentando, ainda, sobre a melhor forma para organizar os OdAs de forma a facilitar o uso destes recursos, o texto trabalha com o conceito de metadados. Metadados são informações criadas, e que devem ser catalogadas, sobre os OAs, como: nome, autoria, licença de uso, temática abordada, palavras-chave, etc. É um dos primeiros textos sobre OA e têm grande valor histórico. É útil para saber mais sobre quê são OAs, como são categorizados, e como podem e devem ser organizados de forma a facilitar seu uso e acesso por parte dos usuários finais.